Globalização: efeitos no meio ambiente e desenvolvimento sustentável

 De que forma a globalização afeta o meio ambiente?

Com a expansão do capitalismo promovida pela globalização, o consumidor obteve vantagens, já que os serviços e produtos tiveram sua qualidade significativamente aumentada, mas a qualidade de vida diminuiu, pois a grande maioria das empresas não respeita o meio ambiente nem o próprio ser humano, isso ocorre porque a globalização tomou proporções gigantes e sem conscientização em prol da conservação do meio ambiente, muitas empresas atropelam a natureza sem pensar nas consequências dos seus atos.


Consequências da globalização.

Uma dos principais problemas que agravam os efeitos da globalização é a existência de uma legislação ambiental limitada e rígida em muitos países. Outro efeito também é o fato de que a maioria das corporações passa por cima das leis, fazendo com que o ambiente acabe sofrendo as consequências.


 Alguns danos causados pela globalização.

Busca por produtos naturais: A globalização promoveu uma ampliação da economia mundial e com a facilitação de misturas culturais, o mercado consumidor passou a procurar mais por produtos naturais de natureza vegetal e animal, pondo em risco agravante a preservação de espécies e provocando prejuízos ao equilíbrio do meio ambiente.

Utilização de agrotóxicos e produção de transgênicos: Devido à necessidade de aumentar a demanda de alimentos para o consumo e de reduzir a manifestação de pragas que acarretam na perda de alimentos, muitas empresas passaram a aumentar a utilização de agrotóxicos nas plantações e investir na produção de alimentos geneticamente modificados.

Desmatamento e queimadas: A necessidade da utilização de grandes extensões de tem aumentado a queimada e derrubada de florestas, e acabam prejudicando o solo e agravando a poluição atmosférica.

Poluição ambiental: a globalização influencia na poluição do ambiente, devido o grande consumo de produtos destinados incorretamente. Além dessa poluição urbana, a globalização também gera poluição visual e sonora.

Êxodo rural: Com a substituição dos trabalhadores rurais por máquinas, eles passaram a ocupar as cidades sem planejamento adequado, o que causa desmatamento para construção das casas, e consequente assoreamento de rios e erosão do solo.

Aquecimento global: Esse fenômeno é natural, porém, vem sendo intensificado após a globalização, devido a constante queima de combustíveis fósseis e consequente emissão de poluentes, como o gás carbônico.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Divulgação do método científico. Por que é importante divulgar a ciência?

Subsídios para a reforma da educação superior